29.1.10

Metamorfose, ma non tropo

Este ano tinha-me resolvido a não comprar nada que não fosse absolutamente necessário, principalmente para conseguir vergar o impulso consumista... mas depois há os saldos... haverá alguma mulher que lhes consiga resistir? Eu, pelos vistos, não!!
Encontrei esta Canadiana, modelo intemporal e sempre apetecível (para mim, claro) mas não se pode dizer que prime pela originalidade...



...antes de a trazer comigo, e enquanto ponderava os prós e os contras, atentei nos pormenores que me desgostavam e esboçei a mudança. Ainda com ela no saco, comprei lã de uma cor semelhante e...


desatei a fazer quadrados afegãos que passaram a segurar os olhais e os botões,

e a debruar bolsos, mangas e capuz em Ponto de Festão separado,

A parte de trás tinha esta presilha segura com dois botões redondos que não tinham nada a ver com nada...

...e passou a ter dois triângulos afegãos ligados por cordão alto.
Apesar de nas fotos não se notar muito, por estar um dia cinzento e pelo facto da lã ser quase da mesma cor da fazenda o resultado é muito apelativo e a minha Canadiana, apesar de resultar de um ímpeto negativo acaba por fazer parte de um lógica de reciclagem e inovação.




28.1.10

A nice couple

Não resisti a mostrar o primeiro encontro!



Miss Seventies

Ei-la, pronta a partilhar dias de sol com Mr. Grey...






É, como os outros, de Pano Crú, recheada a bolinhas de esferovite e bordada a Ponto de Cadeia, Ponto Atrás e Ponto de Cetim em linha de algodão, os tecidos são apostos em Ponto de Festão separado que também é usado para o debrum. A única diferença é a inclusão de lantejoulas e o relevo (receio que na foto não se note!) das maminhas, que são contas de madeira.

27.1.10

A companhia II



Outras "coisas" tem-se metido de permeio entre mim e a companhia do Sr. Grey... mas amanhã estará pronta (espero!)

25.1.10

Para fazer companhia


Mr. Grey tem um ar demasiado solitário! A senhora - ainda - está em papel mas já vai a caminho...

22.1.10

Mr. Grey









Não sei se pelos dias se pela disposição em geral, o cinzento ronda... Mr. Grey é a prova.
Mais um Vodu "Positivo", da família Hug ME; Base em Pano crú, bordado a linha de algodão em Ponto de Cadeia, Ponto de Cetim e Ponto Atrás e tecidos (Espinhado para as calças, feltro fino para o casaco, feltro grosso para o jornal e pantufas, cambraia para o lenço) apostos em Ponto de Festão separado. Tal como o resto da família é recheado a bolinhas de esferovite e, neste caso, debruado a linha de algodão cinza. Mede, aproximadamente, 25 cm.

No início achei que era inegavelmente British mas... aquele bigodinho suscita dúvidas... será Prussiano?

20.1.10

Hush a bye baby








Bem... não é in a tree top mas... numa alcofa fofinha, recheada a enchimento sintético e bolinhas de esferovite. A base é de Pano Crú, a almofada de feltro, a colcha de cambraia acolchoada à mão, a mantinha de linha de algodão para quadrado Afegão em Crochet, o lençol é em bordado inglês, o biberão é de feltro recheado a enchimento e pendurado por linha de algodão; Os traços do bebé são bordados a linha de algodão em Ponto de Cadeia - excepto as bochechas que são aplicadas, as mãos em Nós de Canutilho e a boca em Ponto de Cetim. A lã foi usada para a touca do bebé (Ponto de Cadeia) e para envolver toda a alcofa (Ponto de Festão separado). Falta só referir as letras do parte de trás que são bordadas, também, a Ponto de Cadeia com linha de algodão. Mede aproximadamente 15 cm comp. Ufa...
Pondo de parte as "tecnicalidades" tenho de dizer que construir este bebé foi um verdadeiro prazer apesar das partes pequeninas terem constituído um enorme desafio!

19.1.10

...os estarolas!



Ainda na senda da "reciclagem" e do não consumismo, descobri uma saia que já não usava à muito tempo... Com restos de lãs, alguma paciência e motivos animados fiquei com uma saia nova... que tal?

18.1.10

Às bolas para...




Lã bordada em fazenda de lã, com motivos circulares, a Ponto de Cadeia, Ponto de Cetim, Ponto Corrido e Nós de Canutilho.

15.1.10

Schnauzer


Pastel em papel pardo... o modelo, enquanto isso, despudoradamente ressonava!

14.1.10

Folk

...andei à procura da expressão portuguesa para Folk e, apesar da nossa palavra "folclore" vir daí (folk+lore) não consegui referenciar uma palavra que fosse sinónimo de cultura e/ou tradição popular... any ideas?



Seja como for, andei a espreitar alguns desenhos de bordados russos e de países de leste mas, também, da nossa tradição. Da mistura de ideias saiu esta dália (?) bordada a linha matizada de algodão em pano crú.



E, de caminho, aprendi finalmente a fazer os Nós de Canutilho que afinal é tão fácil (basta enrolar a linha - as voltas necessárias - desde a base do último ponto até ao sítio onde se quer o próximo ponto... só de pensar o tempo que perdi para perceber a mecânica da coisa...). E ainda Ponto de Cetim, Ponto de Festão separado (descobri que se chama Ponto de Cobertor em Inglês), Ponto Pé-de-Flor ou de Haste, Ponto de Cadeia, Ponto Atrás e Ponto de Pluma.

13.1.10

Afegãos



Com frio que se faz sentir só apetece mexer em coisas quentinhas...

Estudo de cor para quadrados afegãos: não é incrível como o contraste com a cercadura escura muda completamente o aspecto inicial?

12.1.10

Antes e depois




A Cuca disse-me, com ar desagradado, que a maioria das minhas luvas eram muito chatas... se liso é chato, então é verdade!
Pensei o que poderia fazer para que continuassem discretas mas ganhando nova vida: lembrei-me de fazer um cristal de neve (mas há-os aos montes)...só se fosse mais estilizado; e o que há de melhor se não um quadradinho Afegão (acho que mais conhecido por quadrado da Avó)? Foi o que acabou por ficar: quadrado Afegão apenas com duas carreiras, em lã cinza e rato, aplicados em losango.
O meu personal Argus ficou interessado!!

11.1.10

Onde moro

Em nove (!!) anos raro é o dia em que me não admiro com algo que vejo no sítio onde moro;



neste caso, nem precisei de sair de casa para me impressionar: uma mercearia ambulante como aquelas das aldeias longínquas (isto é uma cidade, apesar de tudo)!!

8.1.10

Folhas recortadas


Folhas em tecidos de decoração com efeitos matizados (tipo Changeant), aplicadas a Ponto de Ziguezague à máquina em Pano crú... próximos desenvolvimentos quando a máquina "decidir" voltar para casa!!

7.1.10

Pregadeira ""Basset Hound"




Em feltro branco e castanho, com conta de madeira no nariz e missanga no olho. O pequeno sabujo está debruado a Ponto de Festão separado em linha de algodão.

6.1.10

Dia de Reis



Poema do Fecho Éclair

Filipe II tinha um colar de oiro,
tinha um colar de oiro com pedras rubis.
Cingia a cintura com cinto de coiro,
com fivela de oiro,
olho de perdiz.

Comia num prato
de prata lavrada
girafa trufada
rissóis de serpente.
O copo era um gomo
que em flor desabrocha,
de cristal de rocha
do mais transparente.

Andava nas salas
forradas de Arrás,
com panos por cima,
pela frente e por trás.
Tapetes flamengos,
combates de galos,
alões e podengos,
falcões e cavalos.

Dormia na cama
de prata maciça
com dossel de lhama
de franja roliça.
Na mesa do canto
vermelho damasco,
e a tíbia de um santo
guardada num frasco.

Foi dono da terra,
foi senhor do Mundo,
nada lhe faltava,
Filipe Segundo.

Tinha oiro e prata,
pedras nunca vistas,
safiras, topázios,
rubis, ametistas.
Tinha tudo, tudo,
sem peso nem conta,
bragas de veludo,
peliças de lontra.

Um homem tão grande
tem tudo o que quer.

O que ele não tinha
era um fecho éclair.

António Gedeão, Poemas Escolhidos, Edições João Sá da Costa, 10.ª edição, 2006

Bom dia de Reis!

5.1.10

Pin "just ACT"




Pregadeira em pano cru e linha de algodão. Bordado a Ponto de Cadeia, Ponto Atrás e Ponto de Festão separado. Por ser a preto e branco faz lembrar o bordados de Espanha (salvaguardando a assimetria...)

4.1.10

Casinhas e Corações (ou o Amor ao Urbanismo)

... de volta, depois de umas férias reparadoras... agora é só recuperar o ritmo e esperar que este ano consiga ultrapassar positivamente as expectativas tão negras que dele fazem!

Entretanto, e como tenho, de NOVO (!!!), a máquina avariada (é boa, não há dúvida...) vou mostrando os últimos trabalhos antes da desdita:






os Blocos foram feitos a partir destas casinhas e de corações aplicados a Ponto de Festão separado com linha de algodão n.º12, com tecidos 100% algodão; os blocos são cosidos alternadamente e envoltos em "caixa" fina em bordeaux, rodeada por faixa larga em algodão africano. Tem quatro olhais em tecido para pendurar.


Acabei de saber que morreu La Llorona.
Fica connosco, g(c)ravada na memória, a voz profunda e dolorida de Llasa de Sela.