31.12.09

Nova década


Amor, saúde, diversão, felicidade, dinheiro, enfim... o que cada um quiser para o ano que entra hoje:

Bom Ano Novo!

22.12.09

Reciclagem e Festas Felizes



Uma sugestão tardia:

-uma garrafa vazia,
-uma meia em bom estado na cor desejada,
-linha de algodão não muito fina,
-fita de cetim a condizer,
e, depois, é só cortar a meia à medida do corpo da garrafa, debruar-lhe as extremidades a Ponto de Festão separado, bordar um motivo natalício a Ponto atrás e aproveitar como garrafa ou mesmo jarra. Pra lavar é só retirar a "roupa". Não fica giro?

E, com todos em casa, já não sobra tempo para mais nada a não ser desejar:


FELIZ NATAL!

18.12.09

Histórias de Diabos


No Teatro Aveirense, no dia 19 de Dezembro, às 16:30h. Para mais informações, clicar AQUI!

17.12.09

Ouro (e o trio)

Com o portador do Ouro fica completo o trio de Reis Magos.

O último tens a mesmas características dos seus companheiros, com um botão dourado antigo a simbolizar a sua oferenda.

16.12.09

Incenso



O portador do Incenso é em tudo semelhante ao outro Rei. Difere, apenas, nos detalhes da barba, que são executados em Ponto atrás e o Incenso que é feito de um botão de madeira e uma parte de um brinco partido (sim, eu guardo TUDO!!); a orla da vestimenta, apesar de ter um padrão diferente, é do mesmo algodão italiano.

15.12.09

Mirra





...não domino a simbologia católica nem os seus ritos ou histórias; cá em casa nem sequer temos o hábito de fazer Presépios (lembro-me, remotamente, de um com figuras de barro e pinturas a ouro que a minha Avó montava...). Gosto, porém, dos Reis Magos... mas... continuo sem saber, depois de andado à procura, se se diz Melquior ou Belchior, se Baltazar era Negro ou Árabe, se Gaspar era mais jovem do que os outros e quem levava a Mirra, o Ouro e o Incenso (no que eram, curiosamente há unanimidade!) como presente ao nascituro e, ainda, a hipótese de os presentes não serem entregues ao bebé mas à criança que Jesus já seria... no meio de tanta confusão que não pude, ou não sobe esclarecer, optei por fazer os meus próprios Reis Magos, fiéis apenas à minha vontade.



O portador da Mirra (plástico transparente pertencente a algo que se partiu e que estava guardado dentro do meu frasco dos botões), é estruturalmente feito em feltro fino (mantém melhor a forma) tendo as feições, coroa e luvas, em feltro macio com traços e pormenores bordados a Ponto de Cadeia em linha de algodão, apostos a Ponto de Festão separado. A orla da vestimenta e a dobra das luvas tem uma tira de tecido italiano, estampado, 100% algodão. Lantejoulas douradas e quadradas acrescentam o brilho do Rei.



O portador da Mirra mede aprox. 25 cm.

14.12.09

Party flower



Em fazenda de lã, com a "formação" em designsponge. É super fácil de fazer e o resultado é reconfortante. É só ir até lá e aprender!

11.12.09

Coasters de Natal





Dez coasters de feltro (o escolhido foi o mais fino, por uma questão de estabilidade dos copos de pé alto) vermelho pespontados com 5 pontos decorativos à máquina, em linha de algodão cinza e branco. Medem 9 x9 cm e guardam-se envoltos em pequena faixa, também pespontada, num ponto diferente, em cinza.

10.12.09

Uma



Casa "envolta" em square in square, de dimensões variáveis em tecido de origem africana e pano crú português, com debrum e avesso do mesmo tecido do segundo square, sendo o quarto do mesmo tecido do telhado da casa.



Acolchoado à máquina com linha de algodão mercerizada azul e vermelha e estrelas bordadas a ponto atrás. Mini Quilt mede, aprox, 28 x 25 cm.




Ah, e Uma significa Casa em Tétum!

9.12.09

...flock together!







Mais um passaroco (não sei de que espécie!) em tecido 100% algodão, de origem africana, "recheado" a bolinhas de esferovite, cosido à máquina e debruado a Ponto de Festão separado em linha amarela; encimado por pequena aselha amarela em fita de debruar. Este é maiorzinho, mede aprox., 20 cm.





7.12.09

Publicidade



Os meus bonecos Lebre Castanha (Bonecos de meia) e Little Monkey (Bonecos de Pano) foram convidados a aparecer nas sugestões de Natal da revista Nova Gente Especial Soluções Bricolage... a próxima sai em Março!

4.12.09

Birds of a feather...



Cotovia e Pato em tecido estampado 100% algodão de origem africana, cosidos a pano crú e debruados a Ponto de Festão separado em linha mercerizada; são "recheados" a bolinhas de esferovite e ambos encimados com fita de cetim.


Pato mede, aprox., 14 cm.

Cotovia mede, aprox., 11,5 cm.

3.12.09

Little boxes

Trauteava Little Boxes (Madeline Reynolds, 1962), quando me apeteceu fazer as casinhas...



...são aplicadas em pano crú com ponto de ziguezague à máquina. Tecidos das casas em ajour fino em tons de laranja, telhados em algodão africano estampado e portas em fita de debruar.

2.12.09

Hanging Pine trees


Vinte árvores aplicadas com sashing em laranja e rebordo em verde (ambos tecidos com trama de fios brilhantes -não consegui saber o seu nome- o laranja é parecido com crepe, o verde parece uma sarja riscada) com cornerstones de pano crú. O avesso é forrado a cetim.

Mede, aproximadamente, 58 x 68 cm.

30.11.09

Smells like... pine!


Aplicação sobre pano crú, copa (tecidos de decoração) e tronco (tecido de algodão) apostos em ponto ziguezague à máquina com linha verde.

27.11.09

Positive Vodu #2



"Avózinha" bordada em pano crú, com linha de algodão em Ponto de Cadeia, vestido e avental (recortados de tecido de algodão estampado) apostos a Ponto de Festão separado, bem como o rebordo externo; a boneca é revestido a pasta de enchimento e "recheada" de bolinhas de esferovite. Mede aprox. 22 cm.

25.11.09

Will you hug me?

De vez em quando retorno aos Corto Maltese, por razão nenhuma, por algum motivo, por saudades, por... o último que revisitei foi Lointaines îles du vent; acabei por me debruçar no Vaudou por Monsieur le Président e na temática do voudou e foi por aí que surgiu a ideia de fazer uma boneca vodu positiva, que se abraça quando não se pode abraçar quem desejariamos...


A boneca é bordada em pano crú, com linha de algodão em Ponto de Cadeia. O vestido é recortado de tecido alinhado e aposto a Ponto de Festão separado, bem com os contornos exteriores da boneca, que é revestida a pasta de enchimento e recheada a bolinhas de esferovite.



...e está pronta para abraçar!