15.12.09

Mirra





...não domino a simbologia católica nem os seus ritos ou histórias; cá em casa nem sequer temos o hábito de fazer Presépios (lembro-me, remotamente, de um com figuras de barro e pinturas a ouro que a minha Avó montava...). Gosto, porém, dos Reis Magos... mas... continuo sem saber, depois de andado à procura, se se diz Melquior ou Belchior, se Baltazar era Negro ou Árabe, se Gaspar era mais jovem do que os outros e quem levava a Mirra, o Ouro e o Incenso (no que eram, curiosamente há unanimidade!) como presente ao nascituro e, ainda, a hipótese de os presentes não serem entregues ao bebé mas à criança que Jesus já seria... no meio de tanta confusão que não pude, ou não sobe esclarecer, optei por fazer os meus próprios Reis Magos, fiéis apenas à minha vontade.



O portador da Mirra (plástico transparente pertencente a algo que se partiu e que estava guardado dentro do meu frasco dos botões), é estruturalmente feito em feltro fino (mantém melhor a forma) tendo as feições, coroa e luvas, em feltro macio com traços e pormenores bordados a Ponto de Cadeia em linha de algodão, apostos a Ponto de Festão separado. A orla da vestimenta e a dobra das luvas tem uma tira de tecido italiano, estampado, 100% algodão. Lantejoulas douradas e quadradas acrescentam o brilho do Rei.



O portador da Mirra mede aprox. 25 cm.

Nenhum comentário: