22.7.09

Shisha


Shisha, a palavra Hindi para pequeno espelho (pelo menos tanto quanto consegui apurar nas pesquisas...) é um bordado de origem indiana usado para pregar pequenos discos de metal ou espelhado, peças achatadas como moedas ou outras formas simples. Após o disco preso podem fazer-se pontos decorativos à volta, a gosto.

... a minha máquina faz-me uma falta incrível, a ponto de já ter sonhado com ela e tudo(!!)... para colmatar essa ausência viro-me para os trabalhos à mão, agora que a Cuca foi até terras nabantinas e me deixa um pouco mais de tempo livre...

... por não ter pequenos espelhos à mão, e para perceber a mecânica da coisa, usei moedas de 1 cêntimo apensas a linha de algodão, sobre linho e... apesar de requerer mais prática, uma vez que a falta de experiência é bem visível na pouca simetria e em alguns espaços abertos, adorei o efeito.. acho que o acobreado dos cêntimos dá um toque quente ao linho... daqui, mas mais para a frente, acho que vou usar shisha em sacos ou carteiras (no caso das moedas não podem ser muitas por causa do peso)... quando a máquina voltar para casa...

Nenhum comentário: