30.10.09

Croma



O sashing e os cornerstones foram determinado pela quantidade de tecidos, o que significa que não fui eu que escolhi as cores, antes elas se direccionaram para determinado lugar... mas acho que correu bem ... o binding será da cor que há em maior comprimento!!

29.10.09

Aos quadradinhos





Há muito que queria experimentar este padrão mas receava a inexactidão... o efeito é espectacular apesar de ser pouco original - todos os patchworkers, mais cedo ou mais tarde, fazem um destes! O tecido (sarja fina) que escolhi não foi o melhor pela sua textura canelada mas foi um critério exclusivamente cromático. A intenção era ser maior, porém não tinha as mesmas quantidades para todas as cores... amadorismos!!

Ah! A Panóplia de Penélope fez ontem 1 ano de existência!

27.10.09

Cornerstones


Acabei por não colocar os cornerstones no tecido castanho entre os blocos de nine patch mas não resisti a pô-los no sashing branco e acho que foi a melhor escolha, parece-me que assim respiram melhor os diversos padrões dos blocos. E pronto (quer dizer, quase...) fica só a faltar o acolchoamento (quilting) e o debrum (binding).

Essa parte demorará... mais tempo!

26.10.09

Mimos...

Um tesouro de Ruth Krauss e Maurice Sendak de 1955,


Império e Art Deco no vestuário, as minhas épocas preferidas,


um hino à uniformidade dos cortes de tecido,

e as que mais gosto...

entre outros tantos mimos e gostos, de todos!

Ah, e aprendi a pronunciar Bom Dia em Birmanês:

[Mingá La Ba]

24.10.09

Quarenta



Colheita de 1940 para... celebrar os quarenta...

23.10.09

Quase, quase


O bloco central está, finalmente, pronto! Fica a faltar um rebordo claro e a última cercadura (ainda por defenir)... depois é só (!!!) acolchoar...

21.10.09

Tenderly

A chuva tornou... o nosso passeio diário hoje teve a sua companhia... e enquanto saltitávamos para evitar as poças lembrei-me do Tenderly (the evening breeze carressed the trees tenderly /the trembling trees embraced the breeze tenderly... não me lembro quem cantava!)...



mas, perante intensidade do aguaceiro, (e na ausência de chapéu de chuva, gabardine ou, sequer, botas de borracha) a atitude do meu personal Argus foi, muito aproximadamente, a de uma sugestão premente para que voltássemos para casa... a sua provecta idade já pouco aprecia este tipo de brincadeiras...

...é melhor uma toalhinha,

e um descanso reparador!

20.10.09

Sashing


Entre os blocos foi adicionado sashing vertical, em algodão castanho sólido... continuo sem me decidir acerca dos cornerstones...

19.10.09

Mais do mesmo...


...a repetição acaba por me aborrecer e desmotivar um pouco... enquanto essa fase não passa parece que o tempo se arrasta... pelas minhas contas -talvez- já só faltem 8 blocos... ufa!!

16.10.09

Cores de Outono III


...ou de como nove padrões oferecem uma tão grande multiplicidade de possibilidades!!

15.10.09

Cores de Outono II


Decidi-me pelo disapearing nine patch, não sem alguma pena de não usar os quadradinhos simplesmente; fica, talvez, para alguma almofada. Para já, a ideia é fazer os blocos todos diferentes, com sashing entre eles (com ou sem cornerstones?).

14.10.09

Cores de Outono



Entre chitas portuguesas e algodões Africanos e Indonésios, ainda não decidi se será nine patch ou disapearing nine patch... ele seguirá o seu caminho.
E pode ser que as cores estimulem a chegada da estação!

13.10.09

Portaria 1226/2009


A primeira vez que fui ao Circo andava na escola primária. Saí de lá a chorar por me ter impressionado com os animais presos e (pela minha noção de criança) tristes. Tornei ao circo uma vez mais, apenas para confirmar sensação igual. É por isso que esta portaria (cujo texto pode ser lido aqui), que hoje entra em vigor, me enche as medidas e me faz acreditar que pode haver leis para proteger quem precisa. Neste caso específico, a lei proíbe a posse, guarda e reprodução de animais selvagens, listando os vários espécimes. Salvaguarda os zoológicos e parques biológicos onde os animais possam ter, pelo menos, simulacros do seu habitat e prevê a criação de centros de recuperação para animais que deles necessitem antes de serem devolvidos ao seu próprio meio.
Nas fotos, do Oceanário de Lisboa, a manta que foi devolvida ao mar, por via do seu enorme tamanho e uma lontra, obviamente feliz!!

12.10.09

Coasters de feltro






O frio pode até nem ter chegado (nem parece que se avizinhe) mas eu sei que o Outono já chegou quando já tenho vontade de mexer em tecidos mais quentes... o stock de feltros deu origem a mais um conjunto de coasters, desta vez apenas apensos a Ponto de Festão separado (sem enchimento) na mesma cor do pesponto decorativo de cada um deles (linhas concêntrica em ponto corrido e "ameias" - compridas- em ponto zig-zag).

9.10.09

Cores organizadas






Inspirado nos guarda-jóias de pele, o organizador é feito através da junção de dois tecidos de algodão com padrão de riscas e liso, e debruado e fechado (as fitas para enrolar e cingir) com padrão xadrês. Os "alvéolos" para os lápis foram marcados com linha azul escura.
Este foi feito à medida de lápis pequenos para experimentar... outros tamanhos seguirão!

8.10.09

Preparativos para o Outono II


Marmelada, Geleia e Doce multi-sabores...

uma tarde de cores e aromas, mas...

muitas horas a prepará-los...

... sempre com Argos a meus pés!

7.10.09

...para não se perder!





A Cuca almoça na Escola e, para o fazer, tem de apresentar um cartão à entrada do refeitório. Nada mais fácil mas "... e se o perco, mãe?"
É para isso (entre outras possibilidades!) que serve esta pequena bolsa com identificação e fechada com botão em casa; é feita de algodão estampado e debruada a fita amarela nas margens e interior, bem como na alça.

2.10.09

Chá e biscoitos




Mais um set de coasters, desta vez a combinar com as cores do Abafador. São feitos com os mesmos tecidos de veludo de cotelé com raiuras de cetim e um género de fazenda de algodão tecida com lã; são "recheados" a pasta de enchimento e acolchoados a formar linhas concêntricas, sem correcção de distanciamento.

A acompanhar chá Oranje Pekoe preto da Gorreana (um dos meus preferidos) e biscoitos de Alfarroba, deliciosos...
(para quem não conhece alfarrobas eis aqui a Cuca a fazer o "ensaque", no Algarve, em Agosto deste ano, de uma Alfarrobeira centenária).