23.4.09

Dia Mundial do Livro


Não saberia viver sem livros... posto isto, e à laia de comemoração pensei escolher os meus livros preferidos... para chegar à conclusão que não tenho... ou melhor, tenho... mas tantos que não me parece viável fazer uma lista. Assim, deixo apenas bocadinhos de dois da minha tão extensa lista:

"(...)-Irás contar-me o que recordares. A mim chegam fragmentos de factos, farrapos de eventos e deles extraio uma história, entretecida de um desígnio providencial. Tu, ao salvares-me, deste-me o pouco futuro que me resta, e eu pagar-te-ei restituindo-te o passado que perdeste.
-Mas talvez a minha história seja sem sentido...
-Não há histórias sem sentido. E eu sou um dos homens que sabem descobri-lo mesmo onde os outros não o vêem. Depois disso a história torna-se o livro dos vivos, como uma ressonante trombeta que faz ressurgir do sepulcro os que eram pó há séculos... Só que demora muito tempo, é preciso considerar os acontecimento, ligá-los, descobrir os nexos, mesmo os menos visíveis. Mas não temos mais nada que fazer, os teus genoveses dizem que temos de esperar até que a raiva daqueles cães se aplaque."

Baudolino, 2000, ( Baudolino encontra Niceta Coniates), Humberto Eco

e

"(...)Será Africa, entre todos os continentes, a poder ensinar-nos que Deus e o Diabo são um só, coexistindo majestosamente, não dois seres eternos mas um único; e os nativos nunca confundem as entidades nem dividem a essência."

Africa Minha (Out of Africa, 1937), Karen Blixen

Nenhum comentário: