23.3.09

Adoro SCONES


Adoro Scones porque sou naturalmente gulosa, porque não passo sem pão e porque, como tem quase nenhum açucar são bons para a Cuca. A maior parte das receitas de Scones tem ovo na sua constituição, o que é uma enorme corruptela em relação à receita e finalidade originais: os Scones são destinados a servir ao lanche como um género de pão mais delicado, servidos com manteiga ou lemmon curd e acompanhados de chá... (e, talvez, um "farrapinho" de leite!!)

Esta é a receita original, oferecida por uma generosa, provecta e orgulhosa cidadã britânica:

Ingredientes:

. farinha com fermento ----- 225 gr.
. fermento -------------------- 1 colher de chá rasa
. manteiga -------------------- 50 gr.
. açucar ----------------------- 20 gr.
. leite ------------------------- 125 ml.
. limão ------------------------ 4 a 5 gotas
. baunilha (opcional) ------- -uma pitada

Confecção:

Misturar a farinha com o fermento ; juntar a manteiga fria aos pedaços; trabalhar rapidamente com as mãos até ficar um género de areia fininha; juntar o açucar (se se optar pela baunilha, coloca-se agora, com o açucar) e mexer bem.
Ao leite acrescentar as gotas de limão e só depois à farinha, com auxílio de uma faca; trabalhar, então, com as mãos até ficar ligado. Talhar biscoitos de cerca de 5 cm de diametro e cozer em forno a 220º, num tabuleiro forrado a papel de alumínio, mais ou menos 15 minutos.

Tentar não devorá-los todos ainda quentes, porque frios também são bons e conservam-se lindamente se bem acondicionados!!

Um comentário:

Anônimo disse...

yuhum, yuhum!!