13.10.09

Portaria 1226/2009


A primeira vez que fui ao Circo andava na escola primária. Saí de lá a chorar por me ter impressionado com os animais presos e (pela minha noção de criança) tristes. Tornei ao circo uma vez mais, apenas para confirmar sensação igual. É por isso que esta portaria (cujo texto pode ser lido aqui), que hoje entra em vigor, me enche as medidas e me faz acreditar que pode haver leis para proteger quem precisa. Neste caso específico, a lei proíbe a posse, guarda e reprodução de animais selvagens, listando os vários espécimes. Salvaguarda os zoológicos e parques biológicos onde os animais possam ter, pelo menos, simulacros do seu habitat e prevê a criação de centros de recuperação para animais que deles necessitem antes de serem devolvidos ao seu próprio meio.
Nas fotos, do Oceanário de Lisboa, a manta que foi devolvida ao mar, por via do seu enorme tamanho e uma lontra, obviamente feliz!!

Nenhum comentário: