18.2.10

Limões e... mais limões!

A generosidade fez com que, de repente, chovessem limões cá em casa; é óptimo, adoro limão, mas: o que fazer com "quatrocentos e sessenta mil" limões? Bom, é deitar mãos à obra para não deixar estragar um único destes bichos. Assim, e depois de lavados e esfregados em água quente (o calor potencia a extracção do sumo), uma porção de limões serve para



aproveitar o zesto, (tempero, chá de limão...) e o sumo (tempero, limonada...) e congelar;


e outra porção para coisas um pouco mais elaboradas. Numa versão salgada, Limões Marinados, para os quais é preciso:

-20 limões
-6 folhas de louro
-1 colher se sopa de mistura de pimentas em grão (ex. jamaica, rosa, preta)
-3 cabeças de cravinho
-1 colher de sopa de erva-doce
-1 colher de sopa de sal

A primeira coisa a fazer é preparar os frascos que depois de bem lavados se colocam em água a ferver e se retiram para repousar de boca para baixo, em pano limpo, até à sua utilização. Cortam-se os limões e retira-se-lhes o sumo, que se reserva. As metades dos limões são, então, cortadas em quatro e depois em oito e com elas forram-se o fundo do(s) frasco(s), calcando bem com a ajuda de um pilão, em camadas, intercalando especiarias e ervas, até o frasco estar quase completo, altura em que se rega tudo com o sumo do limão. Deve maturar cerca de um mês e dura até um ano.
As cascas de limão assim preparadas servem para aromatizar a comida e para embelezamento de pratos. Ficam especialmente bem com couscous e pratos apimentados.



E uma versão doce, Lemon Curd, que suponho, se chame Doce de Limão, em português.
O(s) frasco(s) devem ser preparados como acima referido. É preciso:

-raspa e sumo de 2 limões grandes
-250 gramas de açúcar amarelo
-50 gr. de manteiga
-2 ovos inteiros batidos

Mistura-se bem todos os ingredientes e leva-se a lume em banho-maria. Mantendo o lume baixo, deixa-se cozinhar, mexendo de quando em vez, até ficar com a espessura de um creme. "Enfrasca-se" ainda quente (depois de arrefecer engrossa um pouco mais).
É, normalmente, usado para recheios de bolos mas eu gosto dele com scones, tostas integrais ou mesmo torradas fininhas. Como sobremesa, fica delicioso como molho em gelado de baunilha (abra-se uma excepção às -multi- calorias).
Por causa do ovo não dura tanto como qualquer outro doce e deve ser mantido no frigorífico.



Claro que nada disto teria sido possível sem a ajuda preciosa da Cuca que pontuou cada momento desta morosa execução com a sua companhia e presteza! Bom, e umas lambidelas aqui e ali...

Um comentário:

vera disse...

que boas receitas !