13.4.10

Xarém das manas Salgadinho




Há imensas receitas de Xarém pela Net mas nenhuma igual ao Xarém que a minha mãe e a minha tia fazem, talvez porque o começassem a fazer em tempos em que não havia tudo o fazia falta e era necessário improvisar...
Fi-lo pela primeira vez e, como correu tão bem, resolvi partilhar porque é uma experiência gastronómica incrível! Para a próxima acho que experimento um Xarém vegetariano...


É preciso, para duas pessoas:

-2 postas de peixe (eu usei pescada mas pode ser qualquer outro, a gosto)
que se cozem com
-uma pitada de sal
-duas malaguetas
reservando a água da cozedura.

Faz-se um refogado (preferencialmente em tacho de barro - não foi o meu caso!!) com
-2 colheres de sopa de azeite
-2 dentes de alho
-1/2 pimento vermelho cortado aos cubinhos
e reserva-se.

À água do peixe, já arrefecida, junta-se, em chuva,
-6 colheres de sopa de sêmola de milho (também conhecido por carolo de milho)
misturando bem.

Este preparado junta-se ao refogado anteriormente feito e, mexendo sempre, deixa-se a cozer em lume médio.
A meio da cozedura (quando o grão começar a ficar menos duro) junta-se
-miolo de camarão (ou camarão crescido).

O Xarém está pronto quando não se sentem os grãos de milho, ou seja, quando a papa uniformizar. Nessa altura acrescentam-se as postas do peixe desfiado ou cortado aos pedaços e finaliza-se com
- um molhinho de coentros bem secos.

Eu não gosto de bivalves de espécie alguma mas podem acrescentar-se ao Xarém aquando da colocação dos camarões.

Depois, se fecharmos os olhos, sentimo-nos no Algarve, debaixo de algum alpendre a ouvir as cigarras...



Nenhum comentário: